Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

SoBrE a LeNdA dE nArCiSo




“Conta a lenda que Narciso era um rapaz que todos os dias se debruçava nas margens de um lago para contemplar  sua beleza. Era tão fascinado por si mesmo que certa manhã, caiu no lago e morreu afogado. No lugar onde caiu surgiu uma flor, que chamaram de Narciso.
Mas dizem que quando Narciso morreu, vieram as deusas do bosque e viram o lago , que antes era de água doce, transformado num lago de lágrimas salgadas.
_ Por que você chora? _ Perguntaram as deusas.
_ Choro por Narciso _ Respondeu o lago.
_ Ah, não nos espanta que você chore por Narciso_ disseram as deusas. _ Afinal de contas, apesar de sempre corrermos atrás dele pelo bosque, você era o único que contemplava de perto sua beleza.
_ Mas Narciso era belo? _perguntou o lago
_ Quem melhor que você poderia saber disso? _ disseram, surpresas, as deusas. _ Afinal de contas, era nas suas margens que ele se debruçava todos os dias para contemplar-se!
O lago ficou quieto por algum tempo. Por fim, disse:
_ Choro por Narciso, mas jamais notei que ele era belo. Choro porque, todas as vezes que ele se debruçava sobre minhas margens, eu podia ver _ no fundo dos seus olhos _ a minha própria beleza refletida.”


***



Sempre admirei a lenda de Narciso. Interessante constatar que o lago jamais notara a beleza de Narciso. Penso como muitas pessoas querem se refletir no próximo a fim de se assemelhar a ele, independente da situação ou condições propostas. E na maioria das vezes, são traídas por si mesmas, porque querem se ver refletidas no outro mas se esquecem de que o reflexo é aquele que revela a si próprio e não o outro. Muitos se perdem num emaranhado de comparações e se frustram, incapazes de enxergar a si mesmo primeiro, com seus defeitos, manias e cobranças.  Deposita-se no outro aquilo que deveria, em primeiro lugar, ser depositado em si mesmo. Enaltece a beleza alheia e se submete a esconder-se por detrás da própria personalidade, e quando são colocados diante de si mesmos, quando são desmascarados pela própria essência, culpam o outro. Narciso era belo. O lago era belo. Prova de que cada pessoa tem sua beleza, e esta pode ser refletida de diferentes maneiras, em situações adversas, mas o que se deve guardar é que independente disso, a beleza tem de ser sua primeiro. No final será você contra você mesmo. Enxergue nos outros a sua beleza e reconheça a beleza alheia também. Só não confunda o reflexo.

2 comentários:

  1. Amei o que você escreveu e também penso da mesma forma... e você sabe que eu gostaria que uma pessoa pudesse ler isso tbm e refletir...bjs

    ResponderExcluir
  2. Outra leitura possível desta lenda é o fato de o lago não enxergar Narciso, assim como Narciso também não via a beleza do lago à sua frente, às vezes estamos tão voltados para nós mesmos que deixamos de ver o mundo à nossa volta.

    Gostei de seu blog, tendo tempo visite minha pagina no recanto das letras, quem sabe você não se interessa em publicar seus textos lá também.
    http://www.recantodasletras.com.br/autores/alessandracecil

    ResponderExcluir